Hej,
Neste mês de Novembro, fiz minha estreia como colunista do Blog "Brasileiras pelo Mundo". Meu primeiro artigo fala de uma grande tradição sueca: o FIKA.
Fika é um momento do dia levado tão a sério, que já foi incorporado na rotina dos suecos.
A palavra Fika teve origem no século 19, era uma gíria derivada da palavra kaffe (café).
Mais conhecido como uma pausa para um cafezinho, hoje, o Fika se tornou também um momento de descontração e conversas informais. É nesta hora, que as pessoas se juntam para contar sobre seus hobbies, família, atividades de lazer, o que gostam de fazer. Seja com amigos, colegas de trabalho, de estudo, familiares, o importante é a interação. O menu do dia-a-dia é um café acompanhado de kanelbulle (bolinho de canela).
Inclusive, é possível encontrar diversos estabelecimentos que comercializam esta combinação a preços promocionais. Na figura abaixo, encontram-se bolos e tortas (1) muito consumidos no Fika e também o combo (2).
Não há um horário pré-estabelecido para o Fika, mas é comum que estas paradas aconteçam por volta das 9h e das 14h. Empresas, escolas, obras públicas respeitam esta tradição. Não se assuste se vier para a Suécia e encontrar uma obra na rua parada porque os funcionários estão em algum estabelecimento fazendo horário de Fika.
Dentro de empresas, este momento faz parte da rotina dos departamentos, também. E a regra é a mesma, no entanto, estes momentos têm duração de 15 à 30 minutos, em que todos se juntam para falar de assuntos aleatórios, tomar um café e comer guloseimas. Além disso, há um Fika especial na semana, em que alguém fica responsável por trazer algum prato especial, e os suecos gostam muito de preparar eles mesmos estes pratos.
Foi convidado para um Fika e não sabe o que é ou o que fazer? Não se assuste. Os suecos costumam convidar para um Fika, e isso quer dizer que haverá bolos, chás, café, doces, e muito bate-papo.
Fonte - texto original: http://www.brasileiraspelomundo.com/suecia-fika-um-momento-para-o-cafezinho-541645687
Vi ses!!
Priscilla
Nenhum comentário:
Postar um comentário