terça-feira, 25 de outubro de 2016

Primeiros efeitos no corpo

Hej!

É muito comum que as pessoas que moram ou que passam uma temporada em algum país da Europa sintam muita diferença no estado dos cabelos e da pele.


Aqui na Suécia, isso não é muito diferente. Esses efeitos se dão principalmente porque a água daqui possui calcário, o que deixa a água com um ph alcalino. Este componente é responsável por deixar a água mais própria para ser consumida diretamente da torneira, mas, por outro lado, não faz bem para a pele e os cabelos.

Logo que cheguei aqui, o primeiro efeito que senti foi o ressecamento das mãos e lábios. Em seguida, o ressecamento das pernas e rosto, o efeito nos cabelos e couro cabeludo, e, por último, nos olhos.

Identificando os efeitos

Além da sensação de aspereza da pele, minhas mãos e corpo ficaram esbranquiçados, especialmente após o banho.
Meus lábios ficaram com aquela aparência de queimados e com a pele bastante fina.
Quanto ao rosto, tive um sintoma parecido com algo que chamamos de "alergia ao frio". Minha pele apresentou alguns pontos de vermelhidão e descamação. 
Já no quesito cabelos, primeiramente, tive caspas e depois oleosidade nos fios.
Nos olhos, os sintomas foram ardência e, até mesmo, dor, o que faziam com que eu, às vezes, sentisse dificuldade de enxergar. 
Tudo por causa de desidratação!

Minhas providências

Para tentar combater todos esses efeitos, as minhas primeiras providências foram:

1 - Evitar usar água quente, deixando apenas para o banho.
2 - Usar muito hidratante para as mãos: várias vezes ao dia, sempre que sentir as mãos ressecadas e principalmente após contato com água quente, como é o caso do banho.
3 - Manter os lábios sempre com hidratante labial, ou batom, ou gloss. Inclusive, carrego comigo por onde quer que eu vá.
4 - Usar hidratante corporal ao menos 2x ao dia: após o banho e antes de dormir.
5 - Aplicar o hidratante facial sempre que necessário e tentar acertar a quantidade necessária (nem muito para ficar oleoso e nem pouco a ponto de ressecar facilmente), com atenção especial para as partes que apresentam descamação, pois estas precisam de muita hidratação.
6 - Para os cabelos, minha tática é:
 a) molhar os cabelos apenas quando necessário durante o banho, ou seja, umedecer para aplicar os produtos e enxaguar. Este último, tenho fazer com bastante eficiência e atenção para não ficar mais tempo do que o necessário para tirar o shampoo do cabelo.
 b) usar 2 shampoos diferentes para lavagem: passo 1x cada shampoo.
 c) não lavar os cabelos com muita frequência: estava acostumada a lavar os cabelos com muita frequência no Brasil e percebi que aqui, quanto mais eu lavo, mais rápido ele fica oleoso. Eu tento escolher os dias para lavar 3x na semana. Quando sujam com mais rapidez, eu abro uma exceção. No começo, foi mais difícil, mas logo meu cabelo se adequou. Outra dica que recebi da cabeleireira e que tem sido muito boa para mim é não usar condicionador, mas sim máscara no lugar do mesmo. Não é necessário deixar agindo no cabelo por muito tempo, apenas substituir o condicionador. Isso tem garantido mais hidratação nos fios e pontas, sem fazer muito esforço.
7 - Para os olhos, o cuidado que passei a tomar é de pingar constantemente solução fisiológica. 

Até o momento, não precisei comprar nenhum produto muito específico, pois ainda não chegou o inverno. Dessa forma, meus produtos básicos, muitos de marcas brasileiras que vieram na minha mala, estão dando conta do recado.

Vi ses!!

Priscilla

Nenhum comentário:

Postar um comentário