Hej!
Hoje é um dia especial aqui na Suécia, pois é celebrado o dia de Lucia, a portadora da Luz.
Celebração de Lucia (Foto: Arquivo Pessoal) |
Para a tradição sueca, Lucia é uma figura mítica, portadora da luz, e ajuda a aquecer e iluminar o inverno escuro e rigoroso da Suécia.
Nesta data, há diversas homenagens. Escolas, empresas, todos comemoram com uma procissão, em que há Lúcia e suas companheiras. Lucia é representada por uma menina vestida de branco, que carrega um candelabro de velas e flores na cabeça. Calma, as velas são à bateria. Suas companheiras também carregam uma vela cada, elas cantam todas uma música tradicional. Os meninos se vestem de branco ou de biscoitos, e carregam lanternas.
A lenda sueca traz Lucia como a primeira esposa de Adão. Diz-se que ela se uniu ao Diabo e que seus filhos eram infernais invisíveis. Assim, o nome pode ser associado com lux (luz) e Lúcifer (Satanás), e suas origens são difíceis de determinar. Diz-se que a noite de Lucia foi a mais longa do ano. O costume atual é uma mistura de tradições.
Essa tradição não se tornou popular na Suécia até os anos 1900, quando escolas e associações locais começaram a promovê-lo. Estocolmo proclamou sua primeira Lucia em 1927.
Além da procissão, a comida servida neste dia é o biscoito de gengibre (pepparkakor) o o bolinho de açafrão (lussekatter ou saffranbröd), e a bebida é o vinho quente (glögg) ou o café.
Viva Lucia!!
Vi ses!
Priscilla
Nenhum comentário:
Postar um comentário