segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Lavanderia Comunitária: Como lavar a roupa na Suécia

Hej!

Como alguém que dá valor a suas coisas, afinal a gente consegue tudo, nesta vida, com muito trabalho, logo pensei o que seria de mim na Suécia sem minha maravilhosa lava-seca, pois, por causa da voltagem, não pude trazê-la comigo. Logo pensei que minhas roupas virariam um trapo aqui com essa tal de lavanderia comunitária.

Mas, como assim lavanderia comunitária?

Pois é, dentro dos apartamentos, não há um cômodo para lavanderia, pois os prédios possuem um sistema de lavanderia comum. A lavanderia fica, geralmente, no térreo do prédio. Dentro dela, há máquinas de lavar e secar. No meu prédio, além disso, já uma sala de secagem, em que possuem "varais", e ligamos o sistema de aquecimento da sala, para secar as roupas.

Lavanderia
(Foto: Arquivo Pessoal)
Confesso que a primeira vez que pus meus pés na lavanderia do meu prédio, tive vontade de sair correndo. O lugar não é bonito, é um pouco escuro, mas é eficiente. Ainda bem que é eficiente. Tenho aqui 2 máquinas de lavar e uma de secar ao meu dispor, além de um tanque, uma máquina de dobrar lençol, uma bancada, prateleiras. Elas são todas ótimas, não pegam pelos. O quarto de secagem é uma maravilha! A roupa seca rapidinho, já sai de lá esticadinha. Se eu dobrar na hora, nem preciso passar a roupa. Um trabalho a menos, né!

Sala - Secadora
(Foto: Arquivo Pessoal)
Há regras para uso da lavanderia. Aqui, as regras são:
- Cada apartamento pode utilizar a lavanderia apenas 1x por semana;
- Deve-se fazer o agendamento na semana em que irá usar, portanto, nada de querer deixar agendado para o mês todo;
- 10 min de tolerância para atrasos. Caso contrário, fica liberada para uso de outro morador;
- Não deixar lixo de embalagens dos produtos utilizados para lavar roupas;
- Deixar as máquinas limpas;
- Limpar o filtro da máquina de secar, caso utilize;
- Respeitar os horários/períodos.

Mas, como nem tudo são flores, sempre tem alguém que se atrapalha em cumprir as regras, os horários, que esquece de agendar, que não tira as roupas da lavanderia a tempo, que joga embalagens no lixo da lavanderia (que não pode).
O que posso dizer sobre isso é: acontece nas melhores famílias! :) 
Faz parte, mas não pode ser rotina. E, caso aconteça muito, bilhetinhos chamando a atenção começam a aparecer.
Eu mesma já usei 1x em dia errado. Por sorte, não havia ninguém agendado, mas eu me confundi nas datas. Uma outra vez, calculei errado o tempo de máquina e utilizei 30 min do horário da pessoa seguinte - que, por sorte, era uma moça muito simpática e não reclamou, apenas estendeu o horário dela e utilizou a outra máquina que estava disponível.

Caso queira, é possível instalar uma máquina de lavar em casa. No entanto, geralmente, ela deve ficar no banheiro e, então, será preciso improvisar varais de chão ou no teto do banheiro.

Definitivamente, eu curti muito a lavanderia comunitária. O apartamento fica maior, afinal não há cômodo para lavanderia, fica mais organizado. Eu, que um dia pensei em comprar uma lavadora por achar a lavanderia feia e escura, nem penso em ter a máquina em casa.

Claro, é preciso se adequar, estabelecer uma rotina. Mas é o tipo de coisa que faz parte quando se muda para outro país.

Vi ses!

Priscilla

Nenhum comentário:

Postar um comentário