terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Meu primeiro problema nos olhos = Oftalmologista VS Oculista

Hej!!

Eis que tive meu primeiro problema de saúde na Suécia.

Nada muito grave, mas só por estar num país diferente e não saber nem por onde começar, tudo se potencializa!

O problema

Certo domingo de inverno, acordei e não consegui abrir os olhos. Que susto!
Fique por 2h fazendo compressa com soro fisiológico até conseguir abrir os olhos e enxergar algo.
Tive essa sensação ruim de secura dos olhos por alguns dias. Em seguida, comecei a perceber que não estava enxergando mais 100% com meus óculos atuais. Tentei me informar se era comum, por fim, resolvi ir ao médico.

A saga da consulta

Resolvi ligar no 1177, que é o telefone para marcar consultas médicas na Suécia. Relatei meu problema, e o atendente confirmou a minha necessidade de passar por um médico. 

No dia seguinte, liguei para a clínica oftalmológica que o atendente me indicou. Neste momento, fiquei sabendo que a fila de espera para uma consulta "avulsa" era de 3 meses. E que, para passar em consulta com urgência, eu precisaria de um encaminhamento médico.

Naquele dia, então, fui até o hospital, passei pela médica. A mesma pediu que eu continuasse fazendo compressa com soro e que ela faria meu encaminhamento, apesar de que não apresentar sintomas de infecção nos olhos. Ela me disse que eu deveria aguardar uma ligação da clínica, que agendaria com o médico (ligação que nunca aconteceu). Ela também me orientou a procurar uma ótica, para verificar a questão do grau.

(Foto: Arquivo pessoal)

Oculista VS Oftalmologista

Foi então que, mesmo me sentindo contrariada por não ter conseguido o que queria no hospital, marquei uma consulta na ótica. 
Lá, fui atendida por uma oculista, e foi então que entendi como funciona o tratamento dos olhos na Suécia.
Aqui, oftalmologistas cuidam de doenças dos olhos. Quando o problema não é uma doença, quem cuida é o Oculista.
A oculista que me atendeu foi ótima. Fiz exames que nem sabia que existiam: com letras, com cores, com múltiplas imagens, exame de lágrima, de córnea, tudo na hora, com a aparelhagem toda disponível na ótica.

Resultado da Consulta

Bem, meu problema é desidratação. De acordo com a Oculista que me atendeu, a Suécia é um país extremamente seco, e esta secura piora muito nos meses de frio, chegando a patamares de apenas 20% de umidade. Por isso, é comum o ressecamento dos olhos, do nariz (que pode causar sangramento), da pele em geral.

Meu caso foi extremo. Uma desidratação que chegou a afetar por 2x o grau dos meus óculos, que pegou um pouco da minha córnea, e que vai fazer com que eu não possa utilizar lentes de contato por um bom tempo.

Tratamento

Meu tratamento é:
- Pingar um colírio que não tem conservantes artificiais, ao menos 3x por dia;
- Usar um colírio em gel antes de dormir;
- Comprei um umidificador para a casa, que fica sempre ligado comigo, e carrego dependendo do cômodo que estou;
- Tomar Ômega 3 e 6;
- Não usar lentes de contato.


Custo


Para quem gosta de números, aqui vai o quanto custou aproximadamente minha saga dos olhos:


Consulta no Hospital: SEK 400
Consulta na ótica: SEK 350
Colírio em gel: SEK 120
Colírio sem conservantes: SEK 170
Pílulas de Ômega 3 e 6: SEK 500
Óculos novos (armação + lentes): SEK 2000
Total = SEK 3.540 (aprox. R$ 1.270,00)

Minha conclusão é: a gente nunca sabe ao certo o que nos espera num país diferente. Eu nunca imaginei que pudesse um dia sofrer de desidratação nos olhos.

Vi ses!

Priscilla

Nenhum comentário:

Postar um comentário