terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Falar inglês é suficiente? (BPM)

Hej,

No mês de janeiro/2017, escrevi um artigo (link aqui) para o Brasileiras Pelo Mundo, que fala sobre vir para a Suécia e falar apenas inglês.

Vou contar aqui minha experiência a respeito deste assunto.

Antes de me mudar para a Suécia, li muitos artigos, conversei com várias pessoas e, apesar de saber que a língua daqui é o sueco, vim para cá tranquila, achando que levaria um vida normal falando apenas inglês.

Engano meu!

Quando o assunto é visitar lugares turísticos, realmente não há muita preocupação quanto ao idioma, mas morar aqui não é viver o turismo.

Todas as placas de trânsito e avisos, jornais, canais de TV, comida, utensílios para casa, produtos de limpeza, roupas, ou seja, tudo está escrito em sueco, claro. Então, ao chegar aqui, os aplicativos tradutores viraram meus melhores amigos. Além disso, conseguir um emprego vira um tarefa árdua, que exigirá muita persistência e força de vontade, pois quem não fala sueco está sempre um passo atrás de quem fala.

A grande maioria da população fala inglês, mas isso não significa 100% e também não significa que todos são fluentes. Por isso, é preciso tomar cuidado ao ficar acomodado na língua inglesa num país que se fala sueco.

Livros para estudo de língua sueca
Foto: Arquivo Pessoal
A língua é a essência de um povo, e não só uma forma de comunicação. Portanto, para viver aqui e poder compreender mais sobre a cultura deste povo e se socializar mais, o idioma é a chave.

Assusta um pouco chegar aqui e ver o quanto aprender uma nova língua é essencial para uma vida normal no país. Então, minha dica para quem pensa em vir para a Suécia é: comece a estudar sueco assim que chegar, porque o inglês NÃO é suficiente.

Vi ses!

Priscilla

Nenhum comentário:

Postar um comentário