quarta-feira, 3 de maio de 2017

1 ano de Suécia


Hej!


Depois de algum tempo sem escrever por conta da correria da nova rotina de trabalho, hoje, resolvi parar tudo para refletir sobre este meu primeiro ano na Suécia.
Cerejeiras em Estocolmo
Foto: Arquivo Pessoal
Há um ano atrás, eu aterrissava em terras escandinavas sem saber direito o que me esperava e com o coração apertado por tudo o que ficou longe de mim.

Em resumo, um ano de muitas descobertas.

Descobri o quanto dói a distância; o quanto gostava da minha vida, da minha rotina, da minha casa.

No entanto, também descobri que sempre é tempo de redescobrir e recomeçar. Nada é fácil, mas se não dermos uma chance, não saímos do lugar.

Lembro-me bem de como minhas primeiras semanas foram difíceis. Certamente, eu não conseguia disfarçar (também acho que não tentei) a minha tristeza. Sim, eu estava triste por estar longe. Nem todo mundo faz uma mudança dessas e chega com pique total. Conhecer a cidade que eu moro e, até mesmo, Estocolmo foi catastrófico nos meus primeiros dias. E as fotos não negam: minha cara estava péssima.

Porém, tirando toda essa parte chata da minha introdução e da distância, tem sido uma grande experiência! Durante este período eu pude:

  • Aprender a lidar com minhas dificuldades;
  • Aprender a lidar com a distância;
  • Fazer novos amigos, que acabaram se tornando a minha família na Suécia;
  • Cozinhar pratos diferentes e testar receitas;
  • Conhecer culturas diferentes;
  • Iniciar meus estudos em uma língua diferente;
  • Saber quem são os meus amigos de verdade, afinal a distância mostra muita coisa;
  • Entender melhor os meus limites;
  • Conhecer a liberdade de ir e vir;
  • Conhecer a neve;
  • Aprender novas formas de falar, de me vestir;
  • Começar um trabalho diferente num país diferente.

Passou muito rápido. E com muito companheirismo, a gente segue firme e forte todos os dias, com todos os desafios que a vida vai nos proporcionando.

O saldo me parece positivo.

Certamente, eu faria tudo de novo. Talvez, mudasse algumas coisas ou a forma como algumas coisas aconteceram. Mas digo isso hoje por já ter tido a experiência, então fica fácil.

Expandir os horizontes é sempre incrível.

Valeu 1 ano, por tantas experiências e tanto aprendizado!

Vi ses!

Priscilla


Nenhum comentário:

Postar um comentário