quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Sobrevivendo à Escuridão

Hej,



O outono já passou por aqui e agora estamos no início do inverno.

Quando resolvi vir para a Suécia, meu grande medo era o frio e o inverno.

Logo pensava em temperaturas muito baixas, vento, toneladas de neve. Passando pelo segundo inverno desde a minha chegada, confesso que minha maior dificuldade aqui se tornou a escuridão.

A cidade em que eu moro não atinge temperaturas negativas tão baixas com frequência, então este medo foi superado. Nos últimos 2 invernos, não tem nevado tanto nem com tanta frequência, então não há tanta neve pelas ruas, mas sim uma leve cobertura branca. Quase não venta no inverno. Então, estaria tudo sob controle, se não fosse pela escuridão.


Caminho congelado
Foto: Arquivo Pessoal


Passei por dias em que havia apenas 4 ou 5 horas de claridade, e em seguida, uma grande escuridão tomava conta da paisagem.

Hoje, o sol nasce por volta de 8:40h e se põe por volta de 15:00h. Estamos ganhando aproximadamente 1,5h de claridade por semana.

Aos poucos melhorando, o problema é que este processo de escuridão começa em novembro, então já são mais de 2 meses assim e ainda não acabou. Chega a hora em que a gente simplesmente não aguenta mais.

Eu não imaginava direito o que era a escuridão e nem achava que seria um problema, até conhecê-la. Quando digo escuridão, lê-se completamente escuro, preto. É difícil até de enxergar. 



Estacionamento do trabalho às 16h.
Foto: Arquivo Pessoal



E então, começam a aparecer os sintomas relacionados a este período do ano: sonolência, depressão. Tem dias em que eu, particularmente, sinto sono o dia todo. Sinto dificuldades de acordar e começar o dia. É aquela sensação diária de ter de pegar no tranco. Há dias em que o cansaço toma conta, e preciso fazer uma força imensa pra não ficar somente dentro de casa. Hoje, eu entendo porque muitos suecos tiram 1 semana de férias neste período para viajar para algum lugar quente. Hoje, eu entendo que mais do que quente, o importante para eles é a claridade, o sol, a vitamina D natural.

Algumas providências podem ser tomadas para amenizar: comprar luzes especiais para dentro de casa; ascender velas; tomar vitamina D; fazer banhos de luz. Tudo ajuda muito. No entanto, o principal é ter consciência destes sintomas e querer lutar contra eles. Ou seja, fazer aquele esforço a mais pra sair de casa (principalmente quando o sol aparece); não se isolar; praticar esportes.

Até porque, logo mais o sol estará de volta!

Vi ses!

Priscilla

Nenhum comentário:

Postar um comentário