quinta-feira, 30 de junho de 2016

Visita ao Museu do Vasa

Hej!

O Museu do navio Vasa é uma das maiores atrações da Suécia. Eu fui visitá-lo e vou mostrar um pouco hoje! Uma visita que levou aproximadamente 3h.

O navio de guerra Vasa é o único ainda existente datado do século 17. Ele está com 95% de seu casco original preservado, além das centenas de esculturas talhadas. 

Após uma construção que levou 2 anos, em 10 de Agosto de 1628, o Vasa afundou no porto de Estocolmo, no dia de sua inauguração, após grandes rajadas de vento que o inclinaram (quem já esteve em Estocolmo sabe o quanto venta nesta cidade).

Pode-se dizer que o Vasa é o Titanic da Suécia. No entanto, o Rei Gustavo Adolfo II mandou contruí-lo com o propósito de atacar a Polônia, que era o grande rival da Suécia naquela época. O navio media 69 metros (proa à popa) e pesava 1200 toneladas, tornando um dos navios mais poderosos após seu término.

Após 333 anos, o Vasa foi resgatado, reconstruído, estudado e, hoje, exposto no museu.


História à parte, o museu é muito bonito. São 6 andares de exposição, isso sem contar o filme. Logo na entrada, há panfletos em várias línguas explicando como é o museu, o que encontrar em cada andar.

O Museu resgata toda a construção do navio, como era a vida na época, as ferramentas utilizadas para construí-lo. 

Há uma área dedicada ao pessoal que trabalhou no resgate do navio.
Há várias áreas com réplicas, inclusive com uma em tamanho natural de como seria internamente o navio, em que podemos entrar, tocar, tirar fotos.

Muitas maquetes também são expostas para exemplificar fielmente como foi a construção do navio, e também como foi o processo de resgate do mesmo.

É impressionante como muitos artefatos  de dentro do navio estão conservados, como: utensílios de cozinha, roupas, sapatos.

Esse é um pedacinho da história sueca que não pode passar batido por quem visitar o país.

Entrada: 130 SEK (aproximadamente R$ 60,00)
Endereço: Galärvarvsvägen 14 (30min à pé da estação Central de Estocolmo)
Maiores informações: www.vasamuseet.se

Vi ses!

Priscilla

Nenhum comentário:

Postar um comentário