Hej!
O Museu do navio Vasa é uma das maiores atrações da Suécia. Eu fui visitá-lo e vou mostrar um pouco hoje! Uma visita que levou aproximadamente 3h.
O navio de guerra Vasa é o único ainda existente datado do século 17. Ele está com 95% de seu casco original preservado, além das centenas de esculturas talhadas.
Após uma construção que levou 2 anos, em 10 de Agosto de 1628, o Vasa afundou no porto de Estocolmo, no dia de sua inauguração, após grandes rajadas de vento que o inclinaram (quem já esteve em Estocolmo sabe o quanto venta nesta cidade).
Pode-se dizer que o Vasa é o Titanic da Suécia. No entanto, o Rei Gustavo Adolfo II mandou contruí-lo com o propósito de atacar a Polônia, que era o grande rival da Suécia naquela época. O navio media 69 metros (proa à popa) e pesava 1200 toneladas, tornando um dos navios mais poderosos após seu término.
Após 333 anos, o Vasa foi resgatado, reconstruído, estudado e, hoje, exposto no museu.
História à parte, o museu é muito bonito. São 6 andares de exposição, isso sem contar o filme. Logo na entrada, há panfletos em várias línguas explicando como é o museu, o que encontrar em cada andar.

Há uma área dedicada ao pessoal que trabalhou no resgate do navio.
Há várias áreas com réplicas, inclusive com uma em tamanho natural de como seria internamente o navio, em que podemos entrar, tocar, tirar fotos.

É impressionante como muitos artefatos de dentro do navio estão conservados, como: utensílios de cozinha, roupas, sapatos.
Esse é um pedacinho da história sueca que não pode passar batido por quem visitar o país.
Entrada: 130 SEK (aproximadamente R$ 60,00)
Endereço: Galärvarvsvägen 14 (30min à pé da estação Central de Estocolmo)
Maiores informações: www.vasamuseet.se
Vi ses!
Priscilla
Nenhum comentário:
Postar um comentário