quinta-feira, 9 de junho de 2016

Separação/Coleta de Lixo

Hej!

Hoje vou contar sobre minha aventura para aprender a separar corretamente o lixo, aqui em Södertälje.

Quando cheguei aqui, estávamos (meu marido e eu) totalmente perdidos a respeito deste assunto. Já havíamos lido muito a respeito, mas confesso que na hora de botar a mão na massa foi difícil. Claro, que recebemos muita ajuda de outros brasileiros, para entender como funciona, e também muitas dicas.

Na Suécia, o descarte do lixo de forma correta é muito importante e faz parte da política do país. Aqui, 99% dos quase 500kg de lixo produzidos anualmente por cada habitante do país é reciclado. Esse lixo é encaminhado para as usinas que usam a tecnologia da incineração em um ambiente controlado para gerar energia a partir do vapor produzido – 3 toneladas de lixo contém tanta energia quanto uma tonelada de petróleo. Ou seja, ou o lixo é reciclado, ou ele é transformado em energia.

Então, vamos para a saga do lixo! rs


Dentro de casa, precisamos fazer várias separações:
1 - Garrafas Pet e latinhas de alumínio (aquelas de refrigerante) = esse lixo vale dinheiro aqui. Temos que levar às cabines, que geralmente ficam localizadas nos mercados, depositar e garantir um vale compra no valor depositado, a ser utilizado naquele mercado.
2 - Lixo orgânico = temos uma lixeira em casa para depositar todo este lixo, que depois é descartado na lixeira do próprio condomínio. Todo este lixo se transforma em compostagem depois.
3 - Lixo inorgânico = neste lixo, colocamos papel higiênico usado, cotonetes, algodão, lixas de unha, e afins. Este lixo também é depositados nas lixeiras do condomínio.

Esta é só a primeira parte, pois agora vem todo o lixo que precisamos separar para levar nas centrais de reciclagem (conforme a foto abaixo).

Locais assim, encontramos espalhados por todos os bairros. É fácil, simples, e não é vergonha para ninguém levar seu lixo para depositar ali.
Nestes locais, precisamos separar beeeeem o lixo, da seguinte forma:
- vidro incolor;
- vidro colorido;
- papelão (aqui também vale as embalagens Tetrapack);
- plásticos;
- revistas e jornais;
- metal.

Então, já nos acostumamos a deixar um local da casa com várias sacolinhas/sacos de lixo. Assim, já vamos separando o lixo conforme vamos utilizando. E, quando já temos uma quantidade boa de lixo reciclável, juntamos tudo e levamos para depositar corretamente nos contêineres.

Aqui em casa, temos um sentimento muito bom em fazer toda esta separação. É um grande alívio saber que podemos contribuir para um mundo melhor, em vez de enchê-lo de lixo! É um grande passo para a humanidade!

Então é isso!

Vi ses!

Priscilla

Um comentário: