segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Suécia – A família real que tem um toque de Brasil (BPM)

Hej,

No mês de Dezembro/16, escrevi um artigo para o BPM, contando um pouco sobre a Família Real Sueca. Leia a matéria na íntegra, que tem muito mais detalhes e informações, clicando aqui.

Entre grandes aventuras vikings, deuses nórdicos e bolinhos de canela (kanelbulle), a Suécia tem também como uma de suas grandes referências a família real.
Para quem mora na Suécia, quer visitar o país ou simplesmente gosta das histórias deste povo nórdico, conhecer um pouco sobre a família real é algo muito importante, uma vez que a família real representa a Suécia e os suecos. Dessa forma, como todo sueco, eles também prezam pela discrição. Entre amor e ódio, há muitas correntes, blogs, páginas de Internet e grupos em redes sociais que defendem a extinção da família real na Suécia; afinal, em cifras, são aproximadamente SEK 65 milhões anuais destinados a tudo o que envolve manter a família como representante da Suécia.
Palácio de Drottningholm
(Foto: Arquivo Pessoal)
A família real é formada pelo Rei Carlos e pela Rainha Sílvia e é uma típica família sueca. Sem participações em escândalos, é possível encontrar os diversos integrantes desta família exercendo seus papéis como engajadores sociais, participando de missões em campos de refugiados e workshops sobre a atual situação de imigrantes na Suécia, ou em jantares beneficentes. A família toda também é constantemente flagrada por paparazzi de plantão em atividades rotineiras como buscar os filhos na escola, fazer compras, dirigir - e não, os carros não são com vidros escuros, também não andam cheios de escolta e motorista são eles mesmos -, ou até mesmo levando os cachorros para passear e recolhendo seus dejetos.

Rainha Sílvia – um toque de Brasil
O que torna a família real sueca de interesse para muitos brasileiros é o fato de a rainha Sílvia ter ascendência brasileira.
Nascida em 23 de dezembro de 1943, na cidade de Heidelberg, Alemanha, ela é filha do alemão Walther Sommerlath e da brasileira Alice Soares de Toledo. Sua mãe era descendente direta do rei Afonso III de Portugal. Casou-se com seu pai, um grande empresário da época, e logo se mudaram para a Alemanha, onde todos os filhos do casal nasceram. Entretanto, entre os anos de 1947 a 1957 a família morou em São Paulo, por conta do trabalho do pai da rainha; inclusive os filhos do casal chegaram a estudar em escola da capital paulista. Já de volta à Alemanha, Sílvia cresceu, estudou e trabalhou. Ela é graduada em Interpretação, com especialização na língua espanhola.
Amante das Letras, a rainha Sílvia fala nada menos do que seis línguas: sueco, alemão, espanhol, português, francês e inglês, além de ter fluência em libras, a linguagem utilizada pelos portadores de necessidades auditivas especiais.
Reconhecida, principalmente, pela sua simpatia como rainha, Silvia tem muitas atividades que exerce não apenas como cumprimento de seu papel de rainha, mas também como seu papel na sociedade. Assim, a rainha Sílvia é fundadora e participante ativa de projetos sociais como, por exemplo, o “World Childhood Foundation”, uma fundação em prol dos direitos da infância. Hoje esta organização tem como foco o combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes pelo mundo. No entanto, cuida também de temas como a pobreza. Esta instituição já distribuiu mais de 40 milhões de dólares através de diversos projetos apoiados pelas 16 nações que são atendidas por seus mais de 100 programas.
Vi ses!!

Priscilla

Nenhum comentário:

Postar um comentário